Acontece hoje, quinta-feira (7), e amanhã, sexta-feira (8), a IV edição do Encontro Norte e Nordeste de Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (ENNFAIES). A cidade escolhida para sediar o evento foi a capital paraibana João Pessoa, que receberá especialistas em captação de recursos para desenvolvimento da educação, novas tecnologias e inovações, representantes de 21 instituições do norte e nordeste, além de duas do sudeste – Minas Gerais e Espírito Santo – e uma do centro-oeste, a Universidade Federal do Mato Grosso. A FUNETEC é a fundação de apoio que está organizando e sediando o Encontro.

O ENNFAIES promove anualmente debates sobre áreas da educação que são primordiais para fomentar o crescimento das universidades e da sociedade de um modo geral: ensino, pesquisa, tecnologia, inovação e extensão. No Encontro, representantes de diversas fundações trocam experiências e discutem formas de continuarem angariando cada vez mais facilidades e desenvolvimentos para a realidade das instituições de ensino superior. Neste ano, além de debates sobre legislação trabalhista, legitimação das Fundações de Apoio e também a importância do controle patrimonial e da transparência, o ENNFAIES terá em pauta os projetos financiados pelo governo federal e a concessão de bolsas de estudos para pesquisa e extensão.

Sâmia Sindeaux (à esquerda), gerente de finanças e do núcleo info da Fade-UFPE, foi coordenadora da primeira palestra vespertina do evento

Outro ponto importante que será tratado ao longo do evento é o novo projeto do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), a “TV Confies”. Segundo o presidente do Conselho, Prof. Fernando Peregrino, “O ENNFAIES é mais um marco na construção de um Confies forte e atuante. Os encontros regionais como esses são os alicerces da nossa organização. Esse ano discutiremos através do Projeto TV Confies como a sociedade conhecerá a importância das fundações de apoio para mais de 22 mil projetos de pesquisa por ano!”, afirmando, assim, a ideia de que a nova plataforma de streaming servirá não somente como forma de legitimação das fundações de apoio de todo o país, mas também como meio de divulgação, aprendizado e disseminação de conhecimento interno e externo.

Danielle Anizia (à esquerda), Sâmia Sindeaux e Tanúzia Vieira

A Fade-UFPE estará presente nos dois dias de ENNFAIES, representada por cinco de nossos colaboradores: Suzana Montenegro, secretária executiva e vice-presidente do Confies, Paulo Guedes, secretaria executiva, Tanúzia Vieira, comunicação corporativa, Danielle Anizia, gerente de projetos dos núcleos ANP, ANEEL E FINEP, e Sâmia Sindeaux, gerente de finanças e do núcleo info.

Fonte(s): Paraíba; Fade-UFPE.