Grupo SABER e Fade se unem para desenvolver projetos em Educação a Distância.

O Grupo SABER Tecnologias Educacionais e Sociais se destaca por suas pesquisas e pelo desenvolvimento de inovações tecnológicas na área educacional e social. Vinculado ao Departamento de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Pernambuco, o grupo é composto por estudantes e profissionais, incluindo mestres e doutores, que se voltam para o desenvolvimento de tecnologias educacionais com o objetivo de apoiar o aprendizado, com ênfase na educação a distância. Através do desenvolvimento dessas plataformas, a inclusão digital e social chega até a comunidade, democratizando o conhecimento.

O grupo tem parceria firmada com a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), uma iniciativa do Ministério da Saúde que oferece cursos para profissionais de saúde. De acordo com a coordenadora do Grupo, Profa. Cristine Gusmão, a UNA-SUS realiza convênios com instituições nos programas de extensão e de pós-graduação. “Em 2011, foi aprovado o primeiro projeto junto com o Ministério da Saúde e a UNA-SUS, o que possibilitou representar a UNA-SUS na UFPE”, explicou.

Junto à UNA-SUS UFPE, o Grupo SABER já ofereceu sete diferentes cursos: Vacinação contra o HPV, Princípios para o Cuidado Domiciliar, Abordagem Domiciliar de Situações Clínicas Comuns em Adultos, Capacitação para Implantação do Sistema e-SUS na Atenção Básica, Atenção e Cuidado da Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência, Especialização em Saúde da Família e Especialização em Saúde da Famílias e das Comunidades. Todos esses cursos utilizam as tecnologias pesquisadas pelo Grupo SABER. Essas tecnologias envolvem plataformas educacionais web e móvel. No total, são mais de 21.700 alunos matriculados nas 27 unidades federativas do Brasil.

Os resultados alcançados pelo Grupo SABER só foram possíveis graças à parceria estabelecida com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco, Fade-UFPE. Criada há quase 34 anos para auxiliar a UFPE no desenvolvimento dos seus projetos, a Fundação oferece apoio administrativo-financeiro para que os projetos obtenham sucesso e cria as condições necessárias para que as pesquisas e cursos possam ser desenvolvidos dentro da Universidade.

Para a Professora Cristine Gusmão, sem o apoio da Fundação não seria possível executar o projeto. “A Fade é uma grande parceira. Ela operacionaliza a nossa estrutura para que funcione adequadamente. A execução de um projeto não é fácil e por isso precisamos do arcabouço que ela nos oferece para realizar as demandas dos projetos ligadas à contabilidade, aos recursos humanos, à legislação, entre outros procedimentos dos projetos. Se você não tem um apoio como a Fade você não faz o projeto”, frisou a coordenadora. Ela destaca também a importância de estabelecer um canal de comunicação com a Fade. “Minhas conversas com a Fundação conseguiram me direcionar para realizar os projetos da melhor forma possível. Hoje minha comunicação com a Fade é muito mais clara e assim junto à equipe da Fundação conseguimos solucionar os entraves. Essa interação vem dando certo, pois nada melhor que conversamos e esclarecermos as dúvidas com quem executa o projeto”, explicou Cristine Gusmão

Segundo Paulo Guedes, Coordenador Executivo da Fade, a parceria estabelecida com o Grupo Saber é especial porque as etapas do processo são respeitadas. “Quando o professor tem sensibilidade administrativa, ele sabe que determinados procedimentos são complicados e lentos, pois estão submetidos a uma legislação específica que não foi criada pela Fade ou pela Universidade. Normalmente esses professores vêm conversar conosco com antecedência, perguntam e tentam compreender o que é preciso fazer para que o trabalho da  pesquisa e da Fade possam fluir com rapidez. A Professora Dra Cristine Gusmão tem essa sensibilidade, pois ela vem aqui, conversa, pergunta, entende as dificuldades que temos e busca uma solução conosco. Ela é uma grande parceira”, diz o Coordenador Executivo da Fade.

Com essa parceria, o Grupo SABER ajuda a população a se apropriar do conteúdo que vem sendo desenvolvido em diversas áreas do conhecimento, oferecendo um serviço de excelência em educação a distância. Por outro lado, a Fade-UFPE realiza a sua missão, que é apoiar a UFPE nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e no desenvolvimento científico, tecnológico e cultural, beneficiando a sociedade em geral.

 

Colaboração: Marjones Pinheiros / Assessor de Imprensa do Grupo SABER

Orgy