Os gestores da Fade-UFPE reuniram-se nesta última quinta-feira, dia 22 de fevereiro de 2018, para debater acerca do planejamento estratégico da Fundação ao longo do ano. O local escolhido para sediar a reunião, que ocorreu das 8h às 17h, foi o Niate do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

A abertura do encontro se deu com as falas da Secretária Executiva Suzana Montenegro e do Coordenador Executivo Paulo Guedes, apresentando o cenário da Fundação no contexto da ciência, da tecnologia e da inovação. Em seguida, a Assessora de Planejamento Rosali Albuquerque realizou uma explanação dos eixos estratégicos, dos objetivos e também da metodologia de trabalho que foi adotada durante a reunião.

A Coordenadora de Comunicação Corporativa Tanúzia Vieira apresentou a Análise SWOT da Fade-UFPE, etapa que antecede a elaboração do planejamento estratégico. A análise consiste em uma ferramenta de gestão que possibilita um exame crítico da organização ao apontar as forças e oportunidades, fraquezas e ameaças que interferem e impactam o mercado em que atua.

Após a apresentação da Análise SWOT, os grupos de trabalho reuniram-se durante 4h para estabelecer ações, definir objetivos e discutir os eixos estratégicos: valorização dos recursos humanos, consolidação dos núcleos de gestão de projetos, redirecionamento da política de TI, normatização, readequação da estrutura física, relacionamento com os parceiros e, por fim, sustentabilidade.

Durante 1h30min os grupos apresentaram os resultados alcançados. O planejamento estratégico 2018 da Fade-UFPE será desenvolvido ao longo do ano a partir de encontros bimensais para apresentação das ações realizadas e dos ajustes necessários para o alcance dos objetivos propostos.