Fade-UFPE

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade-UFPE), criada em 10 de agosto de 1981 e única fundação da Universidade, é constituída na forma de fundação de direito privado, sem fins lucrativos.

  • Está regulamentada pela Lei nº 8.958/94 e Decreto Nº 7.423/2010, sendo condicionada ao prévio registro e credenciamento nos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, com renovação a cada dois anos.
  • É fiscalizada pelo Ministério Público de Pernambuco (Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social).
  • Pelo apoio prestado à UFPE, também é fiscalizada pela Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU), além dos órgãos financiadores dos projetos.

A Fade-UFPE tem como finalidade dar apoio a projetos de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, de interesse das instituições federais de ensino superior (IFES) e também das instituições de pesquisa (ICT), o que a torna parte fundamental na implementação da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação do País.

Os recursos administrados pela Fundação provêm dos Contratos, Convênios e Acordos ou outros instrumentos jurídicos firmados com instituições privadas e/ou públicas para execução de atividades na área da pesquisa, do ensino e da extensão. Por meio de parcerias firmadas com a UFPE e com outras entidades, a fundação estabelece o elo entre essas instituições e os órgãos financiadores, promovendo benefícios para a sociedade em geral.

  • Portaria Conjunta nº 31, de 12/05/16 (Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação) e publicada no Diário Oficial em 17 de maio de 2016, credencia a Fade-UFPE por um período de 02 anos.