Nos últimos dias 19 e 20 de abril de 2018, a Fade-UFPE recebeu a visita de representantes de várias fundações de apoio. O objetivo da reunião era discutir sobre o SAGI, Sistema de Administração e Gestão Integradas, ferramenta de trabalho utilizada por todas diariamente. Foram postos em pauta tanto pontos positivos quanto negativos do sistema, além de ser trocadas experiências e dicas a fim de melhorar a prática de todos no que tange a utilização do mesmo.

A Fade foi representada ao longo dos dois dias de trabalho por onze colaboradores e colaboradoras: Sâmia Sindeaux, Danielle Anizia, Sidicley Dias, Ivson Tavares, Vanise Brito, Suzan Siqueira, Iraci Pereira, Rosali Albuquerque, Valter Batista, David Pessoa e Paulo Guedes. Para David, o encontro foi uma experiência muito rica e positiva: “diversas Fundações de Apoio utilizam o mesmo sistema e, muitas vezes, a dificuldade de uma é compartilhada por outra ou um procedimento novo de uma Fundação sugere uma solução para as outras, além de que, neste momento, criou-se a possibilidade de juntas poderem lançar mão de ideias com o intuito de benefícios mútuos”.

Como principais resoluções, os colaboradores apontaram o dever de cada fundação de apoio de manter um contato direto junto ao administrador do sistema, considerando o alto investimento aplicado na ferramenta. Além disso, também foi importante o interesse em estabelecer com o fornecedor o comprometimento em elaborar um cronograma para os ajustes necessários ao sistema, bem como criar grupos de trabalho para o detalhamento dos tópicos abordados.