Fade-UFPE e Positiva participam do IX CITENEL e o V SEENEL

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade-UFPE) e a Positiva participaram do Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica – CITENEL e do Seminário de Eficiência Energética no Setor Elétrico – SEENEL, promovidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Realizados a cada dois anos, os eventos, tiveram como tema central “Inovação e Integração: Respostas Locais às Barreiras Globais”. O IX CITENEL e o V SEENEL foram realizados em Joao Pessoa-PB, no período de 2 a 4 de agosto de 2017, organizados pela Energisa Distribuidora.

O objetivo do evento foi divulgar os resultados obtidos nos Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e de Eficiência Energética (EE) realizados pelas concessionárias, permissionárias e autorizadas dos serviços de energia elétrica, sob regulação da ANEEL, conforme previsto na Lei 9.991/2000. Os eventos constituem-se no principal locus para a discussão da P&D e EE no setor elétrico brasileiro, bem como para o debate sobre temas relacionados às políticas de apoio à inovação tecnológica no setor.

A gerente de projeto do Núcleo Annel da Fade-UFPE, Danielle Anízia e os representantes da Coordenação de Articulação e Promoção de Parcerias Estratégicas da Positiva-UFPE,  Sunamita Costa e Arlindo Cruz também participaram do encontro.

Durante o evento foram apresentados trabalhos técnicos sobre resultados alcançados nos projetos desenvolvidos nos Programas de P&D e EE regulados, também foram promovidos painéis com especialistas nacionais e internacionais, que debateram sobre temas estratégicos para a inovação e competitividade do setor elétrico brasileiros. Foi realizada ainda uma exibição de produtos representativos das realizações dos projetos de P&D e de EE regulados pela ANEEL.

A edição do  IX CITENEL e o V SEENEL foi uma oportunidade para que as empresas de energia elétrica e instituições de P&D divulgassem inovações tecnológicas desenvolvidas no âmbito dos Programas regulados, além de ser um momento para troca de experiências e para a discussão da regulamentação vigente.

 

Orgy