Fade-UFPE celebra 35 anos de fundação

dscn0690

Para marcar a data e dar início à série de eventos e homenagens durante o período 2016/2017, a Fade-UFPE celebrou, no dia 02/09, seus 35 anos de fundação. O evento, realizado no Clube Universitário da UFPE, reuniu aproximadamente 120 pessoas, dentre gestores, funcionários e ex-dirigentes da Fundação e vários membros da equipe de gestão da UFPE.

O Encontro iniciou com o pronunciamento da Secretária Executiva, professora Suzana Montenegro, seguida pela fala da professora Florisbela Campos, Vice-Reitora da UFPE. Para a professora Suzana, o inicio das comemorações representa um marco na relação entre a Fundação e a UFPE, sua única fundação de apoio ao longo dos seus 70 anos, uma oportunidade para agradecer aqueles que no passado construíram a Fade e enfrentaram momentos muito difíceis. Para a professora Suzana, a Fade que hoje comemora 35 anos tem uma imensa capacidade de superação, de se reinventar, de ser resiliente. Em seu discurso, professora Suzana também destacou a projeção da Fundação no cenário nacional pela sua capacidade de discutir politica de ciência e inovação em diferentes esferas.

A professora Florisbela afirmou que a Fade está presente no ensino, na formação, na capacitação, nos cursos, nos projetos de pesquisas e extensão da UFPE e foi fundamental na implantação de laboratórios de pesquisas nos campis de Caruaru e Vitória. Para a Vice-Reitora, a Fade está presente no dia a dia da Universidade e que sem a Fundação muito do que foi feito não poderia acontecer. Para ela, é um momento de comemorar, de homenagear todos que já passaram pela administração da Fade e todos juntos colaborando para que a Fade se fortaleça.

dscn0755

A funcionária da Fade-UFPE, Thais Mendonça, fez uma homenagem à instituição com a leitura de um texto de sua autoria onde ressalta a parceria Fade-UFPE. “Tenho trinta e cinco anos e te perpetuar faz parte dos meus planos. Quem podia imaginar que estaríamos juntos há tantos anos. Tens o primeiro lugar no ranking norte e nordeste. Título importante, daqueles que te fortalece. Mas, sou a primeira a afirmar, que és um símbolo e minha missão é te ajudar, te apoiar e te desenvolver”. Thais também destaca a seguinte frase do seu texto: “Vive tempos transversos em busca de progresso, sua história é tão importante que até já virou verso”.

Todos os ex-dirigentes da Fade-UFPE, alguns funcionários da Fundação e professores da UFPE foram homenageados com a entrega da Medalha Fade-UFPE 35 Anos. Uma forma de reconhecer e valorizar os responsáveis diretos por tornar a Fade-UFPE uma entidade comprometida com o ensino, a pesquisa, a extensão, a ciência, a tecnologia e a inovação.

dscn0758

Na ocasião, toda a equipe gestora da Fundação recebeu uma placa comemorativa em reconhecimento ao trabalho realizado e ao comprometimento com a gestão de projetos da UFPE. A cerimônia foi encerrada com a apresentação do Vídeo 35 anos Fade-UFPE, que resgata a história da Fundação e apresenta a sua trajetória ao longo desses 35 anos de existência.

dscn0761

dscn0780

Aos presentes foi oferecido um coquetel onde todos puderam confraternizar, aproveitando a ocasião para trocar ideias e rever parceiros, pois, celebrar esta data é, antes de tudo, agradecer a todos que contribuíram para que este momento acontecesse, e mostrar aos parceiros e a sociedade que é possível fazer muito mais.

dscn0767

Orgy