EMBRAPII contribui para o desenvolvimento da inovação na indústria brasileira

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) foi criada em 10 de maio de 2013, como uma Organização Social pelo Poder Público Federal e é financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC e pelo Ministério da Educação – MEC, que também funciona como instituição interveniente. Sua Missão é contribuir para o desenvolvimento da inovação na indústria brasileira através do fortalecimento de sua colaboração com institutos de pesquisas e universidades e como Visão, ser reconhecida como instituição inovadora na promoção de P&D para indústria no Brasil com agilidade, eficiência e qualidade.

A EMBRAPI vem desde a sua criação cooperando com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas e tem como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas, objetiva estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica, potencializando a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.

Desde 2013 a empresa já credenciou 28 instituições tecnológicas: 23 unidades e 05 polos de inovação em diferentes áreas do conhecimento. São 108 projetos no valor total de R$ 178 milhões.

De acordo com seu modelo de negócio, a empresa pode investir até 1/3 das despesas em projetos de PD&I e o restante é dividido entre a empresa parceira e a Unidade.  Braskem, Embraer, Natura, Renault, Volvo, Votorantim e Whirpool estão entre as empresas parceiras.

Todos os projetos são avaliados rigorosamente e uma das principais características do modelo é a agilidade na execução dos recursos que são administrados diretamente por cada unidade. Para o seu Diretor-Presidente, Jorge Guimarães, “A EMBRAPII é a realização de um sonho da comunidade científica. Ela chega para resolver uma lacuna entre a pesquisa e as necessidades da indústria, que precisa de inovação e conhecimento para aumentar sua competitividade. Ainda temos um longo caminho para chegarmos aos níveis adequados de investimentos em inovação, mas certamente estamos fazendo bem a nossa parte”.

Outras informações em embrapii.org.br

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