Eficiência Energética é tema de Palestra na Fade-UFPE

dscn1057

Na última sexta-feira (16.09), a Fade-UFPE promoveu para os seus colaboradores a palestra “Otimização do Uso da Energia Elétrica”, ministrada pelo Engenheiro Eletricista da Unidade de Relacionamento com Cliente do Poder Público da Neoenergia – Celpe, Kalikoko Epalanga. Essa ação faz parte de uma iniciativa da Fundação que visa conscientizar todos os seus colaboradores sobre o seu papel na conservação do meio ambiente e na redução dos custos dentro da instituição.

Responsável em repassar todas as informações sobre o melhor uso da energia, o Engenheiro Elétrico Kalikoko Epalanga começou a palestra explicando o papel da distribuidora. “A Celpe se preocupa em estar mais próxima do consumidor para repassar as informações corretas sobre o uso seguro da energia elétrica. Nossa preocupação não é só em expandir o nosso sistema elétrico, mas também que ele seja utilizado com eficiência”, explicou o engenheiro. Além disso, Kalikoko trouxe orientações gerais de como economizar energia no dia a dia e sobre a importância de disseminar informações gerais de como economizar. “Podemos fazer eficiência energética e ao mesmo tempo obter um serviço com um menor gasto de energia possível. Energia conservada e eficiente leva a exploração racional dos recursos naturais. Quanto mais consciência maior a preservação. Precisamos disseminar a melhor maneira de utilizar a energia sem abrir mão do conforto. Evitar o desperdício só depende da consciência humana. A Celpe está sempre à disposição para levar conscientização aos seus consumidores”, disse Kalikoko Epalanga.

Algumas dicas foram repassadas pelo engenheiro para fazer o uso racional da energia elétrica entre elas estavam: substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED, manter o ar condicionado na temperatura 23°, desligar esse aparelho 15 minutos antes do almoço e 15 minutos antes de encerrar o expediente, comprar eletrodomésticos com o selo Procel, que são mais eficientes e tirar da tomada os eletrônicos em “stand by”, aqueles que ficam com uma luzinha acesa mesmo quando desligados. Para a Supervisora Administrativa em exercício, Renata Melo, se cada colaborador colocar em prática algumas dicas repassadas na palestra já é possível aperfeiçoar o uso da energia elétrica na Fundação. “Adotando as dicas repassadas pelo Engenheiro Elétrico, como desligar os monitores ao sair da sala por mais de 15 min, desligar o ar condicionado no horário estipulado, desligar as impressoras e as luzes na Fundação, já estaremos colaborando com a redução no uso da energia. A nossa meta é diminuir o consumo. Inclusive já colocamos em prática algumas dicas repassadas pelo engenheiro, como desligar os bebedouros de água gelada no final do expediente”, explicou Renata Melo.

 

A Fade-UFPE vem elaborando campanhas para conscientizar os colaboradores que, por meio de algumas ações, é possível evitar o desperdício. O Coordenador Executivo da Fade-UFPE, Paulo Guedes, está engajado nessas campanhas e explica a importância dessa ação. “O conhecimento transmitido na palestra nos mostra que é possível fazer economia em situações que não imaginávamos e as dicas repassadas são de extrema importância para o dia a dia do colaborador na sua residência e também na Fundação. Com isso atuamos de forma mais ativa na preservação do meio ambiente e ajudamos a reduzir os custos em casa e na instituição”, disse o Coordenador.

A Gerente de Recursos Humanos da Fade-UFPE, Iraci Pereira, explica a importância de promover esse tipo de palestra. “Esse evento possui duas vertentes, uma social e outra econômico-financeira. A primeira é instigar a conscientização, seja aqui ou em casa, que temos um compromisso com o meio ambiente, cada um deve fazer sua parte. A outra é para que o colaborador aplique o aprendizado tanto para a Fade-UFPE como na sua residência. A falta de conhecimento sobre pequenas dicas que não praticamos ficou clara, aprender um pouco sobre isso foi muito enriquecedor, acredito que a maioria vai fazer usos delas”, disse a Gerente de RH.

O objetivo desse tipo de ação é incutir nos colaboradores a prática diária de atitudes que contribuam com a preservação do meio ambiente. Uma empresa socialmente responsável beneficia não só os seus colaboradores como também toda a sociedade. A Fade-UFPE vem estabelecendo algumas metas para se tornar cada dia mais uma instituição responsável e comprometida com o meio ambiente.

Orgy