Diretoria de Convênios e Contratos Acadêmicos da Universidade realiza capacitação dentro do Programa de Treinamento Fade-UFPE

A Diretoria de Convênios e Contratos Acadêmicos (DCCACPROPLAN) da UFPE realizou no dia 20 de março um treinamento para os colaboradores da Assessoria Jurídica, do Núcleo UFPE e do Núcleo Informática da Fade-UFPE e para os apoios administrativos dos projetos da Universidade. A DCCAC é responsável em analisar, registrar, arquivar e acompanhar a execução e o recebimento dos recursos dos convênios e termos de cooperação celebrados pela UFPE. Além disso, ela é responsável pela análise e acompanhamento da execução físico-financeira desses projetos, sendo grande parte deles celebrado em parceria com a Fundação.

A Diretora do DCCAC, Lidia Rodella, iniciou o treinamento apresentando os instrumentos jurídicos que são realizados na parceria com a Fade e alguns documentos básicos de orientação para realizar a formatação adequada dos projetos. Ela ressaltou a importância da Fundação para a UFPE. “O novo modelo de gestão tem ajudado bastante na aproximação da Fade junto a UFPE. Agradeço por essa parceria, pois 70% dos convênios da UFPE são executados pela Fundação e a Universidade precisa da sua Fundação para caminhar com as atividades. O trabalho da Fade é muito importante para a UFPE e para as pesquisas no país”, disse Lídia.

Durante o encontro também foi discutido o tema Prestação de Contas de Projetos, onde Isabela Andrade, Coordenadora de Prestação de Contas da DCCAC apresentou como o setor vem trabalhando. “Padronizamos uma rotina de trabalho e realizamos um checklist para análise de prestação de contas, documento formulado com ideias oriundas dos colaboradores da Fade-UFPE”, disse Isabela. Ao final da sua apresentação ela afirmou que “essa é uma ótima oportunidade de conversar e ajustar procedimentos. Essa relação de aproximação é boa para fazer o melhor pela Fade e pela UFPE”.

Em continuidade à capacitação da DCCAC, o supervisor de prestação de contas dos Núcleos de Gestão de Projetos da Fade-UFPE, Sidcley Damasceno, demonstrou como é realizada a prestação de contas dos projetos para os colaboradores do Núcleo Informática e Núcleo UFPE. Realizado no dia 21 de março, essa capacitação envolveu a utilização do módulo de prestação de conta no Sagi, apresentação do sistema e suas funcionalidades, como identificar erros, corrigir e incluir informações, gerar relatórios e esclarecer dúvidas sobre o tema, bem como os procedimentos de execução. Além disso, também foram apresentados os formulários e documentações complementares das prestações de contas no modelo da Instrução Normativa (IN 01/97), identificando e esclarecendo as informações contidas em cada um deles.

O Programa de Treinamento Fade-UFPE tem como objetivo capacitar os colaboradores para que os procedimentos internos fiquem cada vez mais ágeis e eficientes. Com isso os seus parceiros ganham celeridade e maior qualidade na gestão de seus projetos.

Orgy