DEN promove evento para comemorar acreditação do Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes

O Departamento de Energia Nuclear (DEN) da UFPE realiza o Simpósio Metrologia e Inovação no dia 29, às 15h, em comemora à conquista da acreditação do Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A Cgcre é organismo de acreditação de avaliação da conformidade reconhecido pelo Governo Federal. A acreditação foi concedida em junho.

O evento conta com a palestra “Quality management in research and development”, ministrada pelo professor Peter Bode, da Delft University of Technology. Pesquisador da área de qualidade e fundador da consultoria NUQAM, Bode tem mais que 170 artigos publicados em periódicos científicos internacionais e mais de 40 outras produções bibliográficas, de capítulos de livros a verbetes de enciclopédias.

A coordenadora do laboratório, Helen Jamil Khoury, considera a acreditação uma grande conquista para o DEN. “A acreditação tem um impacto grande para o Estado e para a Universidade, que pode apoiar empresas, indústrias e hospitais, por exemplo”, diz a professora, que explica que este é o primeiro laboratório em uma universidade pública que presta serviços externos a fazer parte da Rede Brasileira de Calibração. “Ele passa a ter valor internacional”, comemora.

Fonte: Agência de Notícias – UFPE

Orgy