Coordenador Executivo da Fade-UFPE participa do II Encontro Projovem Urbano

No dia 17 de dezembro foi realizado o II Encontro Projovem Urbano, Programa integrado à Educação de Jovens e Adultos – Uma proposta interdisciplinar. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação – Programa PROJOVEM URBANO RECIFE, o evento foi realizado no Recife Praia Hotel e teve como objetivo proporcionar aos gestores locais, formadores e educadores, bem como à comunidade acadêmica das redes de ensino, a apropriação dos princípios, pressupostos e metodologias do Programa e das experiências vivenciadas através de suas especificidades.

Para o Coordenador do PROJOVEM URBANO RECIFE, professor Bruno Oliveira, “o encontro é um evento de significativa relevância para o campo educacional, pois representa um espaço para discussão e socialização em torno do Projovem Urbano em suas interfaces enquanto política pública de inclusão no contexto da educação de jovens e adultos”, disse o professor.

A mesa de abertura contou com a representação do Ministério da Educação e da Prefeitura da cidade do Recife, com o Coordenador do Projovem Urbano Recife, Professor Bruno Oliveira e com o representante da Fade-UFPE, Sr. Paulo Guedes.

De acordo com Coordenador Executivo da Fade-UFPE, Paulo Guedes, “o evento foi muito feliz em sua proposta, ao abrir uma discussão sobre a realidade e as possibilidades de tornar o processo educativo mais abrangente e efetivo em meio às dificuldades conjunturais e estruturais do nosso país”, afirmou o Coordenador.

Durante 8 horas, os participantes tiveram a oportunidade de debater o assunto com vários especialistas organizados em 6 apresentações. A palestra A Educação de Jovens e Adultos e os Desafios da Inclusão foi ministrada por Miguel Farah Neto, Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). O tema A Educação de Jovens e Adultos e o Projovem Urbano: Visão da Atuação na Gestão de um Currículo Interdisciplinar ficou sob a responsabilidade de Mauro José da Silva (SE/PCR). A Professora Doutora Darci Barbosa Lira de Melo discorreu sobre A Formação Continuada de Educadores, Apresentação e Resultados de Experiências Interdisciplinares no Projovem Urbano Recife.

A Especialista em Mídias na Educação e Mestra em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Renata Holanda, falou sobre As Palavras Mágicas: Educação e Afeto. O Tema Políticas e Perspectivas para Educação para Educação de Jovens foi apresentado pela Professora Zélia Castro, da UFPE. A palestra de encerramento teve como tema O Poder da Autoestima e da Emoção na Condução do Ensino, proferida por Eugênio Sales Queiroz. Ao final do Encontro, os organizadores fizeram a entrega dos certificados aos participantes, que também tiveram a oportunidade de conhecer a exposição de banners sobre o tema.

Orgy