Foto: Mesa “Crise Orçamentária da Ciência e Tecnologia” no II Congresso Nacional do CONFIES. / Ascom Fade-UFPE

A programação do II Congresso Nacional do CONFIES desta quinta-feira (7) abordará assuntos polêmicos em relação à pasta da ciência, tecnologia e inovação. Logo pela manhã, ocorreu a mesa temática “Crise Orçamentária da Ciência e Tecnologia”, reunindo os convidados Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC, Domingos Neto, deputado e relator geral do projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA 2020), Jerônimo Rodrigues da Silva, reitor e presidente do CONIF, Marcio Jerry, também deputado, Ênio Pontes de Deus, da PROIFES, Fábio Guedes Gomes, vice-presidente do Confap, e Celso Pansera, ex-deputado federal.

Além da crise orçamentária, o projeto Future-se, plano de reformulação do modelo de gestão das universidades públicas federais anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) em julho de 2019, também será discutido em uma mesa temática durante a programação vespertina do evento. Os convidados para a mesa “O Future-se” são o deputado Gastão Vieira, a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Goulart Almeida, a vice-reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Graciela Inês Bolzón de Muniz, Antônio Carlos Bezerra Leonell, secretário federal de controle interno da Controladoria-Geral da União (CGU), Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, titular da Secretaria de Educação Superior do MEC (SESU/MEC), e o presidente do CONFIES, Fernando Peregrino.

A expectativa do presidente do CONFIES é de que as discussões do evento concretizem propostas de soluções para ciência brasileira. “Será um grande evento pela diversidade de temas estratégicos, como a crise orçamentária, o projeto Future-se e os fundos endowments e patrimoniais. A nova Lei de dados, novo regulamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP), a perseguição às fundações de apoio em São Paulo, o papel do Ministério Público no setor. Além disso, o evento atrairá o maior em número de fundações da história do CONFIES.”

O II Congresso Nacional do CONFIES vai até amanhã, sexta-feira (8). A Fade-UFPE está sendo representada pelos seguintes colaboradores e colaboradoras: secretário-executivo, Prof. Maurício Assuero, coordenador executivo, Paulo Guedes, coordenadora de comunicação corporativa, Profª Tanúzia Vieira, assessora de planejamento, Rosali Albuquerque, gerente de projetos, Danielle Anizia, e gerente financeira, Sâmia Sindeaux.

Texto produzido com informações da Ascom CONFIES.