Nesta última terça (11) aconteceu a 8ª Reunião Ordinária da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), no auditório Mestre Vitalino do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE. O encontro buscava apresentar as potencialidades do campus na pesquisa aplicada e estudar as possibilidades de integração da Universidade com a indústria, visando a inovação e o desenvolvimento local. Professor Maurício Assuero, da secretaria executiva da Fade-UFPE, esteve presente no evento.

Prof. Manoel Guedes, diretor do CAA, trouxe informações práticas sobre a capacidade do campus no atendimento às demandas das empresas da região, apontando, por exemplo, as instalações laboratoriais dos diversos cursos oferecidos. Em seguida, o professor Maurício Assuero fez uma abordagem sobre a situação econômica do Brasil, dando destaque aos recursos que foram financiados pelo BNDES entre os anos de 2002 e 2017 na região nordeste.

Além disso, Assuero fez uma proveitosa explicação a respeito do relevante papel da Fade-UFPE na execução de projetos de pesquisa. Por fim, afirmou que a Fundação encontrava-se ao inteiro dispor para auxiliar os participantes interessados em discutir soluções para suas empresas.

Participaram da reunião o Dr. Anderson Porto, diretor regional Agreste (Fiepe), o Dr. Henrique Santana, gerente de Unidade de Negócios do SESI, e vários empresários ligados à indústria têxtil e outros segmentos. O evento contou também com a participação de professores do CAA dos cursos de Economia, Engenharia e Design.