Artesãos apoiados pelo O Imaginário participam da XVII Fenearte

As comunidades que participam dos projetos Artesanato Cana Brava e do Centro de Artesanato Cerâmico Arquiteto Wilson Campos Jr, apoiadas pelo o Imaginário estão participando da XVII Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Fenearte 2016 que começa hoje e vai até o dia 17 de julho no Centro de Convenções, em Olinda/PE.

Esse ano Severino Antônio de Lima, o Mestre Nena, vai integrar a Alameda dos Mestres na Fenearte. Aos 52 anos, ele é herdeiro das tradições da cerâmica no Cabo de Santo Agostinho (PE) e um dos principais disseminadores do conhecimento e da produção do artesanato local. A perfeição no acabamento é outra característica do trabalho desse mestre artesão. Junto à comunidade ele zela pelos ensinamentos iniciados na década de 1970 por seus mestres, Celé e Clebe. Um legado, existente no município desde o período colonial, que é repassado para novos aprendizes no Centro de Artesanato Cerâmico Arquiteto Wilson Campos Jr. O artesanato produzido pelos artesãos desse Centro estará exposto para vendas no Estande 221 e 222 da Rua 17, na Fenearte.

A Coordenadora do Laboratório O Imaginário, Professora Ana Andrade, irá ministrar a palestra “O Imaginário promovendo o diálogo entre design e artesanato” no dia 11 de julho, às 18h, no Espaço Interferência Janete Costa, da Fenearte.

Artesanato Cana-Brava – O Centro Cultural José Romualdo Maranhão, em Pontas de Pedra-PE, é a sede do Artesanato Cana-Brava. O grupo é formado por esposas e filhas de pescadores que utilizam resíduos e matérias-primas encontrados no local para produzir objetos utilitários e decorativos em fibra, coco, tecido e papel. Os produtos desse grupo estarão expostos para vendas no Estande 318, na Rua 17, da Fenearte.

O Imaginário é um laboratório da UFPE e tem como objetivo apoiar as comunidades artesãs e colaborar com a sustentabilidade do fazer artesanal como prática cultural. A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade-UFPE) vem trabalhando em parceria com o laboratório, apoiando essa iniciativa.

Assessoria de Comunicação

Fade-UFPE

Orgy