34ª Confies 2016 discute o excesso de burocracia e as barreiras ao desenvolvimento da pesquisa no Brasil

O 34ª Encontro Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica, teve início ontem (22.11) na capital mineira. A mesa da cerimônia de abertura do evento contou com a Presidente do Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies) e Secretária Executiva da Fade-UFPE Profa. Suzana Montenegro, com o Vice -Presidente do Confies, Prof. Fernando Peregrino, com o Diretor Presidente da Fundação Arthur Bernardes, Prof. Luiz Eduardo Dias, com o Magnifico Reitor da UNIFAL e Vice- Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Prof. Paulo Marcio de Faria Silva, com o Magnífico Reitor da UFMG Prof. Jaime Arturo Ramirez e com os representantes do o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Gilberto Kassab e Ministro de Educação José Mendonça Bezerra Filho, Savio Raeder e Daniela Godoy.

Organizado pela Fundação Arthur Bernardes – Funarbe, em parceria com a Fundação de Desenvolvimento à Pesquisa – Fundep, o 34ª encontro traz para discussão central o excesso de burocracia e as barreiras ao desenvolvimento da pesquisa no Brasil, bem como seus impactos e prejuízos ao setor.

O Fórum de Comunicação realizado ontem (22.11) foi coordenado por Angélica Petarroyo da Funarbe e  pela Coordenadora do Setor de Comunicação Corporativa da Fade-UFPE, Professora Tanuzia Vieira. O Fórum contou com a palestra “Divulgação Científica de Projetos” ministrada pela Editora do Portal Nossa Ciência, Edna Ferreira, e pela Editora do Jornal Ciência Hoje, Viviane Monteiro  e também com uma mesa redonda sobre “Relatório de Gestão – Uma Construção Participativa”, que foi ministrada pela Assessora de Planejamento da Fade-UFPE, Rosali Albuquerque.

A Gerente dos Núcleos ANP, Aneel e Finep da Fade-UFPE, Danielle Anizia, ministrou, hoje (23.11) a palestra Novo Modelo de Gestão da Fade” na Oficina de Boas Práticas. Amanhã (24.11) o Professor do Centro de Informática da UFPE, Professor André Santos ministrará uma palestra nesta oficina sobre “Captando Recursos através da Legislação Fiscal”. O encontro encerra amanhã.

Orgy